quinta-feira, 31 de maio de 2012

Crescimento

Nossa vida é composta de diversas necessidades, de acordo com o tempo, o espaço, enfim, o contexto em que estamos inseridos. O que me leva a ligar o netbook e escrever depois das 2 da manhã ainda é obscuro para mim. Aos poucos tenho percebido que é hora de crescer. Vejo que isto se tornou uma necessidade, as coisas ao meu redor, as responsabilidades que estou assumindo, tudo exige um tratamento mais adulto, ao passo que, com 21 anos, a vida começa a tomar tons diferentes. E estes tons exigem que sejamos, digamos, mais maduros – consequentemente mais adultos e responsáveis.

Lá pelas tantas sinto que algumas situações são demais para mim, mas olhar para o lado e ver os problemas dos outros seria pedir demais? Não, não é pedir demais, apesar de ser um processo complicado, que requer um distanciamento quase científico das situações. O que passa é que andei desistindo de algumas coisas que, de uma forma ou de outra, tinham importância em minha vida. No meio dessa reformulação, que foi mais sofrida do que eu poderia imaginar, aconteceram coisas muito bacanas, que contribuíram positivamente para que eu pudesse me modificar sem maiores danos, em comparação aos que tive.

Ter os olhos abertos assim, do nada, parece ruim, em um primeiro momento: pois eu digo que até pode ser uma experiência de difícil adaptação, mas de forma alguma é ruim. Nos últimos meses aprendi a valorizar muito o que é estar bem consigo (comigo mesmo, no caso), e com as pessoas de quem se gosta. Aprendi que quando se gosta de alguém, qualquer pensamento pode mudar, qualquer dificuldade parece pequena com a força que nos é concedida. Aprendi que, sim, é possível amar alguém, e sem pensar no mundo ao redor, conseguindo fazer com que nada mais exista, além do sentimento mais puro e bonito que pode existir. Aprendi a valorizar as diferenças, mesmo quando as diferenças surgem entre aqueles que são tão iguais.

Sinto que uma responsabilidade ainda maior está por vir, e que o aprendizado diário que venho tendo já não será o suficiente para absorvê-la; vai ser preciso aprender ainda mais, sofrer ainda mais, crescer ainda mais... Não acredito em destino, mas acredito que tudo que acontece conosco tem origem em nossas atitudes, seja qual for o momento em que elas foram tomadas. Sendo assim, só espero estar preparado e ser a melhor pessoa possível para lidar com esta necessidade de crescimento, que vem com tons diferentes de tudo que já passei até aqui, mas não menos bonitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário